Pandemia e os media em Portugal

Última actualização – 25/07/2020

O estado de emergência foi decretado a 18/03/2020 em Portugal por causa do covid-19. Este evento parece proporcionar um interessante caso de estudo para o consumo da comunicação social. Isto porque se assume que as publicações impressas foram eliminadas, logo o tráfego online deverá ser um barómetro fiável para o consumo real da comunicação social pela população.

Algumas questões que se pretendem analisar com estes dados: o interesse pela imprensa desportiva manter-se-á, apesar de não haver futebol? Os OCS que já tinham abandonado o papel terão melhores resultados? Haverá alguma tendência política que se possa adivinhar?

Este é um artigo em actualização. Os dados são provenientes do Alexa – serviço que mede a relevância dos sites com um ranking. Obviamente, um site com ranking #2 é mais relevante que outro com ranking #4. Adicionalmente, para melhor analisar as variações, o eixo vertical está à escala logarítmica base 2.

A amostra de media escolhida tenta ser abrangente, embora não completa. Por exemplo, não se inclui a media cor-de-rosa. Um caso de omissão é o do ECO, que não consegui analisar através do Alexa.

Fonte: Alexa

Diário de Notícias, Observador, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, A Bola, Expresso, Record, Público, Jornal de Negócios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s