Última actualização – 25/07/2020

O estado de emergência foi decretado a 18/03/2020 em Portugal por causa do covid-19. Este evento parece proporcionar um interessante caso de estudo para o consumo da comunicação social. Isto porque se assume que as publicações impressas foram eliminadas, logo o tráfego online deverá ser um barómetro fiável para o consumo real da comunicação social pela população.
Algumas questões que se pretendem analisar com estes dados: o interesse pela imprensa desportiva manter-se-á, apesar de não haver futebol? Os OCS que já tinham abandonado o papel terão melhores resultados? Haverá alguma tendência política que se possa adivinhar?
Este é um artigo em actualização. Os dados são provenientes do Alexa – serviço que mede a relevância dos sites com um ranking. Obviamente, um site com ranking #2 é mais relevante que outro com ranking #4. Adicionalmente, para melhor analisar as variações, o eixo vertical está à escala logarítmica base 2.
A amostra de media escolhida tenta ser abrangente, embora não completa. Por exemplo, não se inclui a media cor-de-rosa. Um caso de omissão é o do ECO, que não consegui analisar através do Alexa.
Fonte: Alexa
Diário de Notícias, Observador, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, A Bola, Expresso, Record, Público, Jornal de Negócios.