Ser dono do próprio tempo

Hoje no trabalho pouco se fez. Tu bem sabes que o teu trabalho vem por picos. Uma semana não sabes para onde te virar com tanto trabalho e na outra apenas vês os minutos a passar lentamente até poderes picar a saída. E esta é uma dessas semanas. Sentes a inutilidade da tua existência naquelas horas ali no escritório a inventar passatempos?
E se amanhã não fosses trabalhar?
Porque seria isso mau? De qualquer forma não estás a fazer nada no trabalho. Que tem o chefe a ver com isso? Se não há trabalho amanhã, porque tens de ir para o escritório?
E se amanhã resolvesses usar o teu tempo de forma útil? Não irias para o trabalho vegetar, mas irias passear, estudar, inventar. O que aconteceria? Irias receber menos um dia no ordenado. Conseguirias viver com isso? Irias causar mal-estar com a tua equipa e/ou chefe. Como te iria isso afectar? Como iria reagir a tua própria família a tamanha irresponsabilidade?
Provavelmente não iria correr bem. Mas porquê? Porque tens de estar num sítio para receber dinheiro? Recebes dinheiro por te sentares naquela cadeira? Se lá puseres um tijolo, continuarás a receber dinheiro? Não. Estás a ser pago pelo teu tempo. Ninguém é dono de ti, mas tu também não és dono do teu tempo. E não sendo dono do próprio tempo, como te poderás considerar independente?

Imagina acordares com o amanhecer e não com o despertador. Imagina teres os dias para ti, em vez de teres de os vender. Imagina seres livre para explorar locais, conhecimentos, pessoas, livros, sem teres a ânsia de querer condensar todas essas actividades ‘lúdicas’ em 3 semanas de férias cuidadosamente planeadas e negociadas com o teu chefe. Imagina seres dono do teu tempo. Imagina seres mais que uma roda dentada numa grande engrenagem, que nem percebes. Isso é ser independente financeiramente.

E tu? Poderias faltar amanhã ao trabalho se nada, ou pouco, tivesses para fazer?

Originalmente publicada em 28/06/2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s