Reportagem Dead Combo, TMA

Foto Graziela Costa

Sapatinho vermelho e branco, fato cinzento folgado com riscas verticais, dando o seu toque de anos 30; cartola Tio Patinhas e jeito de tocar curvado, cambaleante como que a conversar em surdina com a guitarra; amplificadores arrumados em rodinha, megafones, guitarras aqui e ali e uma lâmpada alumia-mortos a baloiçar um pouco acima das cabeças de Pedro Gonçalves e Tó Trips. Tudo isto para escrever: epah!, estes tipos são fixes todos os dias e quando for grande quero ser assim. 
No TMA, o concerto foi dominado por Lisboa Mulata (2011), que os Dead Combo dizem ser dançável, mas só se for dançar devagarinho frente com costas (Esse olhar que é só teu), ou estilo anos 60, esbracejar muito e manter os pés fixos (Lisboa Mulata). Às tantas, Tó Trips puxou do microfone e arrancou do nó na garganta: “gajos do Jazz, armados em campeões… por causa d’umas miúdas acabaram a levar de marinheiros”. Esta história por trás de Lusitânia Playboys deu o seu quê de Chico-finice ao duo e leva a que o público queira mais, mas Dead Combo é uma hipnose controlada, em que cada acorde e cada palavra dita ao microfone tem o seu lugar numa viagem nocturna à boleia de dois playboys do Bairro Alto.
Rodada e Temptation de Tom Waits, “assobio que está em extinção” revivido em Assobio (Canção do Avô) e “Ana é uma amiga que trabalha no Adamastor” para explicar Anadamastor. Pedro Gonçalves no seu andar calmo à procura do contrabaixo na garagem-estúdio em que o palco se transformou. A música da noite? Cowboy’s Cure for Jah. Que loucura de música, que ritmo viciante e que arrepios passaram pelo público. Pedro Gonçalves a tocar um piano de sopro e Tó Trips a lançar-se para a frente e para trás, headbang com a cartola sem sair da cabeça. Sem sair da cabeça, vos digo!

Originalmente publicada na fendamel em 28/02/2012|João Cinda (pseudónimo)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s