Reportagem concerto Sara Tavares, Centro Cultural de Belém

Na Quinta-feira, houve chuva de estrelas no CCB. Não, muito anos 90… Sara Tavares chamou a Música num CCB com cheiro a “chá, Feito de ervas e jasmim, E aromas que não há”. Yap, está bom. 
Sara Tavares foi ao Centro Cultural de Belém à boleia do seu álbum Xinti (2009) e dele saiu a abertura do concerto com Caminhanti. Ao longo da noite, a cantora foi passeando pelos seus álbuns anteriores, na ponteira de Ivo Costa, Gogui Embaló, Miroca Paris, Jon Luz e Luiz Caracol, o seu “gang” destemido, que levou cor e sabor de Cabo-verde a Belém. Xinti deu para mostrar que a voz anda por lá, mas não se pode escrever que tenha injectado adrenalina nas veias do público. Isso aconteceu com Balancê, em que Sara Tavares orquestrou as vozes do público, surgindo um cantar cativante e estimulante, como se fosse uma música tribal, sem sentido nenhum, mas com algo ilegível. Um tocar de África em Lisboa. Ou então, pôs apenas as pessoas a cantar ‘Aué, Auá’. Foi deslumbrante na mesma. 
Seguindo pelo concerto, Sara Tavares estreou Ginga com a cantora Nancy Vieira, Rao Kiao subiu ao palco para acompanhar Sara Tavares em Ponto de Luz e, quando o encore já tinha sido dado, o público ignorou as regras não escritas de um concerto (músicas, aplausos, encore, menos aplausos e sair). Foi tanto o desejo de voltar a ter a cantora que um dia encantou Portugal com Chamar a Música, que o CCB caiu num poço do tempo, até que Sara Tavares voltou para ir ao fundo resgatar o público. E como fez isto? Voá Borboleta a capella, lágrima no olhar e um sorriso por Sara Tavares ter voltado. 
Próximo concerto na Casa da Música, no dia 1 de Março.
Fotos e escritos de João Cinda

Originalmente publicada na fendamel em 26/02/2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s