Reportagem Gilberto Gil no CCB

Não vou mentir: eu sabia nada de Música brasileira, além dos 3:33 minutos de separação de liceu ‘Anna Julia’. Uma nuvem obscura e misteriosa de Samba e Jesus sobrevoava o Brasil para mim. “Tudo o que ouvem é Religião e Xuxa”, que por acaso até não é mentira – #1 Álbum mais vendido no Brasil: Padre Marcelo Rossi, Músicas para louvar o Senhor e #2, #5 e #6 pertencem a Xuxa. Espera, o #8 também é dela; bolas, os brasileiros gostam mesmo da Xuxa. 
Por isso, ver Gilberto Gil ao vivo era a oportunidade de uma vida para desempatar o meu pensamento sobre o Brasil apenas ouvir Xuxa ou eu estar ingenuamente errado. Bem, eu estava errado. Gilberto Gil não podia ser mais homem-espectáculo e o oposto do que eu pensava ser a Música brasileira. “A música nordestina tem muitas influências… Tem uma palavra de dança de salão: ‘schottisch’, que vem da Escócia. Os nobres dançavam o schottisch e os plebeus na altura queriam participar na festa e a palavra acabou ficando ‘xote’”. Chato? Não para os mil e tal presentes no CCB, que começaram o concerto sentados e 45 minutos depois festejavam como se tivessem visto o Diabo em pessoa a comprar os bilhetes para subir. “Anda, vamos dançar” foi dito um ao outro por toda a sala. Toda a gente teve uma vontade repentina de dançar, embora muitos apenas dançassem com o pescoço (é uma coisa cultural). “Pula, pula” gritou Gilberto Gil. Pula, pula todos fizeram. Pula, pula e dá-nos ‘No woman, no cry’ para nos sentirmos quentes por dentro. 
No fim do concerto, novas concepções da Música brasileira foram bem-vindas e Gilberto Gil é mais que um ex-ministro brasileiro de 69 anos. Ele tem algo que faz as pessoas agitar-se. Lindo…

Originalmente publicada na fendamel em 04/08/2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s