Concerto Jorge Palma no TMA

Fotografia Luís Pontes

Eu fui um lobo malvado, do álbum Acto Contínuo (1982), irrompeu no Teatro Municipal de Almada pela voz de Jorge Palma, para um concerto esgotado. Recebido no palco almadense com aplausos, Jorge Palma arrancou para uma noite ao sabor da vontade do momento, que ora pedia Mifá, ora pedia Frágil. Dos enganos súbitos, o cantor refazia a música para algo de novo chegar aos ouvidos do público, numa noite para ouvir alguns dos temas de carreira, levando os presentes a deixar-se levar pela sua música. Jorge Palma foi o cantor rendido, foi o professor, o poeta, o conhecedor de piadas secretas e o desajeitado; o descontraído e o vilão. A noite foi breve para tantos e tão diferentes. O Jorge Palma poeta deslumbrou o público com À espera do fim, sem no entanto resistir ao Jorge Palma desajeitado que pediu desculpa por um engano na música e a retomou pelo refrão. O refrão não saía e o cantor repetiu mais uma vez, para à terceira haver refrão e haver Jorge Palma descontraído, a reparar que tinha trocado músicas. 

Fotografia Luís Pontes

Em tantos anos de carreira, Jorge Palma correu palcos e assumiu o papel de poeta cantor sem intenções de profissionalismo. As suas canções varrem a Música portuguesa e deixam-na à mercê de Portugal, Portugal e outras mais, embora o mesmo Jorge Palma não se iniba de cantar noutra língua. Quem o foi ver actuar no Teatro Municipal de Almada ouviu e viu o que fez Jorge Palma incontornável para a Música portuguesa. 
Para última música, Like a Rolling Stone, Jorge Palma fez acreditar que Bob Dylan é português, tem mais de 60 anos e não se importa que lhe peçam um encore.

Fotografia Luís Pontes
Fotografia Luís Pontes

Originalmente publicada na fendamel em 12/06/2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s