Concerto Peste & Sida no Santiago Alquimista

 João San Payo disse uma vez dos Peste & Sida que eram uma “banda de culto” em Portugal. Quem foi ao Santiago Alquimista no Sábado, 7, viu aquilo que os fez, ao longo de 25 anos de carreira, ser uma banda de culto, com pouca exposição nas rádios, mas ainda presente nas memórias de muitos portugueses que viveram o Punk português dos anos ’80 e ‘90. O pretexto do concerto foi a apresentação do novo álbum Não Há Crise e por ele passou o início do concerto, com três músicas – (Tu És) Só Mais Um, A História É Velha, Já Foste. O público nunca se fez rogado em participar no concerto e ao som de Sol da Caparica e Gingão, o palco pareceu pequeno para tanta gente que queria por lá andar, pedindo o microfone ora a João San Payo, ora a João Alves (guitarra) ou pedindo para tocar uma música na guitarra de Ricardo Barriga. Sandro Oliveira (bateria) foi o único a não ter de disputar o seu instrumento com o público.

João Ribas, Tara Perdida, foi o convidado da noite, surgindo do público para assumir a voz de Sheena Is a Punk Rocker, Ramones. Sémen dos Xutos & Pontapés, no tempo em que Zé Leonel era vocalista da banda, foi uma forma que os Peste & Sida arranjaram para chorar a morte de uma referência da música portuguesa, que morreu a 21 de Abril.

Em duas horas de concerto, terminado por volta das 2h da manhã, o Santiago Alquimista foi inundado pelo som Punk em português, num concerto em que o palco era um emaranhado de cabos, altifalantes usados a valer e uma batida constante de Sandro Oliveira, a marcar o ritmo acelerado da noite. No fim da noite Punk, há que fazer uma check-list: o público pôde cantar à vez no microfone? Sim. Houve moche? Certo. O público cá em baixo foi regado com cerveja? Confirma. O Punk português voltou em força? Talvez sim, talvez não, mas os concertos de Peste & Sida nos próximos tempos prometem mais Punk, quer o público apareça em força, quer não, porque os fãs de 25 anos irão sempre aparecer.

Originalmente publicada na fendamel em 10/05/2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s